Bem Vindos

Este blog tem como objetivo levar aos interessados, informações gerais sobre negócios e empresas. Estamos vivendo uma verdadeira revolução tecnológica, mudanças na forma de agir e pensar, inovações em todos os seguimentos e tudo isso baseado em conhecimentos. Nossa participação com matérias direcionadas neste campo, também objetiva a contribuição para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Sua opinião é também importante para a melhoria da qualidade. Convidamos você para fazer parte desta corrente socializando seus conhecimentos com nossos seguidores.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

CONHECIMENTO & GESTÃO DE PESSOAS


Se observarmos através da linha do tempo desde os povos primitivos (ágrafos) na antiguidade até os nossos dias, o conhecimento tornou-se alicerce da evolução do homem como também da filosofia e da ciência.
Cada período de evolução foi determinante onde a lógica e a razão deu início fundamentalmente ao conhecimento filosófico com grandes nomes tais como: Sócrates, Platão e Aristóteles.
A história registrou outros grandes estudiosos da idade média, moderna e contemporânea, deixando evidente a importância do “conhecimento” em todos os tempos. 
Se o conhecimento tornou-se fundamental na evolução humana, podemos compreender que para as empresas, este tema não poderia ser tratado de maneira diferente, considerando que os negócios são geridos pelos homens.
As empresas que valorizam este assunto e investem em seus colaboradores, tem se destacado de forma estratégica, nas últimas décadas de grandes desafios, sejam no âmbito regional, nacional ou internacional.
As transformações de ordem Tecnológicas, Políticas, Econômicas e Sociais e a necessidade de se manter competitiva no mercado, levaram as mudanças no sistema de gestão autocrática oriunda do Taylorismo, para um modelo de gestão e estrutura organizacional mais participativa, flexível e descentralizada, buscando desenvolver e manter seus talentos.
As empresas impulsionadas por novos modelos de gestão e de processos, buscam reduzir custos, minimizar etapas de trabalho e agregar valores que são percebidos pelos clientes.
Outros aspectos importantes, tem contribuído para as mudanças, como por exemplo, a tecnologia da informação, a nanotecnologia e a revolução da informática, mostrando a necessidade de repensar a gestão de pessoas e suas competências.
Podemos de forma simples, lembrar que o sistema de gestão de pessoas evoluiu passando de um modelo hierárquico rígido e lento para um modelo flexível, inovador e empreendedor, sendo eles primeiramente Departamento de Pessoal, posteriormente Administração de Recursos Humanos e atualmente Gestão de Pessoas. 
Hoje, o gerenciamento esta focado para as pessoas, considerando seus talentos, dotados de capacidade, habilidade e comprometidos com o sucesso da organização.
Fatores importantes são observados dentro das organizações, principalmente aspectos comportamentais dos indivíduos, como exemplo, seus relacionamentos, como vendem os produtos, como dirigem os veículos da companhia, como tomam decisões, entre outros.
Este fatores, estão também diretamente ligados com as diretrizes da organização, das “Políticas” estabelecidas de forma transparente, da compreensão da Visão do Clima, dos Valores e da Cultura Organizacional.
Podemos questionar por que as organizações gerenciam as competências técnicas e comportamentais de seus colaboradores. A resposta é simples, pois são as pessoas que definem os rumos das organizações e lhe dão alma. 
Para manter e reter seus talentos, é necessário uma relação entre empregado e empregador de “ganha & ganha”, e os dois lados obterem vantagens equilibradas. As empresas buscam profissionais engajados, comprometidos e que ofereçam qualidade ao seu trabalho e as pessoas buscam satisfazer às suas necessidades, como alcançar desenvolvimento profissional, enfrentar e superar desafios, obter autonomia, sentir-se responsáveis, manter sua família economicamente e efetivamente, e ter uma vida feliz.
As empresas devem desenvolver uma política para o gerenciamento estratégico das pessoas, buscando inovação na gestão com resultados pessoais e empresariais.
As pessoas podem potencializar os pontos fortes de uma empresa, ou reforçar as fragilidades. 
Podemos citar alguns pontos importantes utilizados por muitas empresas para melhoria na gestão de pessoas, tais como: manter elevada a “motivação” das pessoas por meio de reconhecimento, desafio profissional e plano de carreira; capacitar as pessoas para parceria focada em resultados, auto-desenvolvimento e missão da empresa; fazer dos colaboradores agentes de mudanças e transformações, visando adequação da empresa no mercado globalizado; proporcionar um ambiente de trabalho seguro, confiabilidade entre as equipes, estilos gerenciais com liberdade de atuação e autonomia, adequação na jornada de trabalho, entre outros.
As constantes variações do mercado exigem flexibilidade das empresas para adaptar-se rapidamente as novas tecnologias, conceitos, políticas e tendências, afim de atender as expectativas da globalização, dos colaboradores e clientes. 
Concluindo, investir na Gestão de Pessoas, é conquistar a confiança dos colaboradores, ser uma empresa receptiva, ser aberta e manter uma postura ética, preocupada com os interesses das pessoas e da organização.
CG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário