Bem Vindos

Este blog tem como objetivo levar aos interessados, informações gerais sobre negócios e empresas. Estamos vivendo uma verdadeira revolução tecnológica, mudanças na forma de agir e pensar, inovações em todos os seguimentos e tudo isso baseado em conhecimentos. Nossa participação com matérias direcionadas neste campo, também objetiva a contribuição para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Sua opinião é também importante para a melhoria da qualidade. Convidamos você para fazer parte desta corrente socializando seus conhecimentos com nossos seguidores.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

PRESIDENTE OU PRESIDENTA?

O que você acha?
Para muitos brasileiros, ouvir nossos representantes utilizarem a palavra “presidenta” é indiferente, mas, para uma parcela da população é desrespeitar as regras do nosso português.
Até onde isto é importante? Cabe a cada um aceitar ou não e é claro que muitos não aceitam por uma razão muito simples. Quem aprendeu usar as regras do nosso português, jamais aceitará os erros clássicos.
Gostaria de destacar uma matéria que tem circulado na internet e acredito ser de muita relevância para todos os que valorizam e acreditam na educação como saída para minimizar os problemas políticos e sociais do nosso país.

Matéria escrita por Miriam Rita Moro Mine – Universidade Federal do Paraná
“Uma belíssima aula de português!
Foi elaborado para acabar de vez com toda e qualquer dúvida se tem presidente ou presidenta.
            - A presidenta foi estudanta?
            - Existe a palavra: PRESIDENTA?
Que tal colocarmos um "BASTA" no assunto?
No português existem os particípios ativos como derivativos verbais.
Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante; de pedir é pedinte; o de cantar é cantante; o de existir é existente; o de mendicar é mendicante; etc...
Qual é o particípio ativo do verbo ser?
O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há de se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.
Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha.
Diz-se: capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".

Um bom exemplo do erro grosseiro seria:
"A candidata à presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta".
Por favor, pelo amor à língua portuguesa, repasse essa informação.
DE HOJE EM DIANTE SÓ PUXA SACO IGNORANTE DIRÁ: PRESIDENTA”

Sem mais, aceitar ou não, a escolha é sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário