O que você acha?
Para
muitos brasileiros, ouvir nossos representantes utilizarem a palavra “presidenta”
é indiferente, mas, para uma parcela da população é desrespeitar as regras do
nosso português.
Até
onde isto é importante? Cabe a cada um aceitar ou não e é claro que muitos não
aceitam por uma razão muito simples. Quem aprendeu usar as regras do nosso
português, jamais aceitará os erros clássicos.
Gostaria
de destacar uma matéria que tem circulado na internet e acredito ser de muita relevância
para todos os que valorizam e acreditam na educação como saída para minimizar
os problemas políticos e sociais do nosso país.
Matéria
escrita por Miriam Rita Moro Mine – Universidade Federal do Paraná
“Uma belíssima aula de português!
Foi elaborado para acabar de vez com toda e qualquer dúvida
se tem presidente ou presidenta.
- A
presidenta foi estudanta?
- Existe a
palavra: PRESIDENTA?
Que tal colocarmos um "BASTA" no assunto?
No português existem os particípios ativos como derivativos
verbais.
Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante;
de pedir é pedinte; o de cantar é cantante; o de existir é existente; o de
mendicar é mendicante; etc...
Qual é o particípio ativo do verbo ser?
O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente.
Aquele que tem entidade.
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para
exercer a ação que expressa um verbo, há de se adicionar à raiz verbal os
sufixos ante, ente ou inte.
Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não
"presidenta", independentemente do sexo que tenha.
Diz-se: capela ardente, e não capela "ardenta"; se
diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta";
se diz paciente, e não "pacienta".
Um bom exemplo do erro grosseiro seria:
"A candidata à presidenta se comporta como uma
adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser
nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta,
pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas,
não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta".
Por favor, pelo amor à língua portuguesa, repasse essa
informação.
DE HOJE EM DIANTE SÓ PUXA SACO IGNORANTE DIRÁ: PRESIDENTA”
Sem
mais, aceitar ou não, a escolha é sua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário